Desacelerando a vida



Salve salve nerdaiada maldita :D :D :D

Você não está tendo alucinações, sim esse blog está sendo atualizado e quem sabe teremos uma periodicidade constante...

Desde o ultimo post desse blog em agosto de 2014, muita coisa mudou. A economia mudou, a tecnologia mudou, eu mudei, meus conceitos também mudaram. Algumas coisas mudaram para melhor, outras para pior, mas o que importa realmente é que estamos de pé e vivendo uma nova fase.

Em Novembro de 2015 fui liberto de algumas correntes que me trouxeram uma outra forma de ver o nosso mercado de TI. Para quem não sabe, "eu saí" do jornal que “não dá para não ler” - mentira, dava sim para ficar sem ler - e mudei para uma empresa que não tem nada a ver com o mercado mídia.

Desde a época do Estadão (local onde jamais eu deveria ter saído) eu vinha pensando em trabalhar em algo que desse mais tempo para mim, para minha família e menos stress no dia-a-dia, mas estava complicado de achar algo que valesse a pena, financeiramente falando.

Quis o destino me desligar da Folha e em menos de 24 horas já estar empregado em outro lugar. Um lugar totalmente oposto ao que vinha trabalhando desde 2007, exatamente o que eu queria achar :-)

Estou enfrentando novos desafios nesse novo lugar. Ainda continuo sendo coordenador da equipe de infraestrutura, mas essa agora abrange tanto servidores Linux e Windows como PABX, algo totalmente novo para mim, afinal windows eu só usava para jogar e telefone para ligar… e olhe lá. Estou aprendendo muito sobre essas duas novas plataformas que eu nunca trabalhei e cheguei a conclusão que não trabalhar com “clique de mouse” e telefonia no passado foi a melhor escolha feita hehehehe.

Mas o que tem me deixado mais contente é o fato de o ambiente sem bem mais sossegado e controlável do que um ambiente grande como dos 2 jornais que trabalhei anteriormente. Comentando isso com meu irmão ele me fez uma pergunta:

“Mas é você que está acelerado demais ou a empresa que é devagar ? Eu acho que você que está vindo de lugares em que a resposta para as coisas precisava vir antes das perguntas”

Parei para pensar e cheguei a conclusão que ele está totalmente correto. Não é a empresa que tem um ritmo mais lento do que as outras. Ela tem um ritmo de trabalho NORMAL, como qualquer outro lugar NORMAL para se trabalhar. 

Estou conseguindo finalizar projetos, coisa que poucas vezes consegui fazer de ponta a ponta devido a correria do dia-a-dia ou devido a pessoas que falavam “tem que ser do meu jeito, porque é o jeito certo de se fazer”. Consegui trazer uma qualidade de vida melhor para mim, consigo sair para almoçar todos os dias no mesmo horário, não tenho que atender telefone todos os finais de semana porque não acharam o plantonista da equipe ou para responder perguntar idiotas. 

Não tenho que aturar 50 pessoas com ego inflado porque escrevem (com diversos erros de HORTOGRAFIA) para os maiores jornais do país. 

Voltei a trabalhar com pessoas que posso considerar mais do que amigos, afinal uma boa parte da equipe do estadão está trabalhando aqui e eles sabem separar o pessoal do profissional, sem misturar alho com bugalho.

Consegui até voltar a fazer um esporte. Depois de 18 anos sem subir em um skate, comprei um longboard e aos finais de semana eu consigo andar sem ficar preocupado se o telefone irá tocar, pedindo coisas não previstas e de ultima hora

O engraçado de estar falando isso é que o ultimo post desse blog foi “Quer ser um sysadmin ? Leia isso antes”, aonde a imagem mostra que se você quer ser um sysadmin você tem que:
  • escolher não ter vida
  • escolher não ter família
  • escolher não ter amigos
  • escolher não dormir
Pois bem, eu escolhi ter vida agora. Já coloquei minha família e minha saúde como prioridade e se não gostar, paciência, o mercado está cheio de gente disposta a se sacrificar “pela vida dos outros”.

Comentários