Twitter: Isso realmente funciona ?

A algum tempo estava com vontade de fazer uma conta no twitter para ver o que é, como funciona e se eu ia achar "interessante" esse tal de microblog.

Eu costumo ouvir a rádio CBN o dia todo, ou pela internet ou pelo celular mesmo e a grande maioria dos jornalistas da emissora falam pelo twitter com os ouvintes, aceitam sugestões, debatem tudo por ele, uma ferramente deverás interessante nesse quesito.

Resolvi criar a conta, depois que descobri que consigo postar as mensagens e ler através do meu celular. Por se tratar de sempre mensagens curtas (140 caracteres), as atualizações são rápidas e funcionais.

Estou acompanhando também diversas pessoas pelo twitter, entre elas nosso caro Sérgio Amadeu, os jornalistas da CBN e alguns loucos. E diga-se de passagem que estou achando muito interessante. Nunca pensei que falaria pessoas "importantes" e seria respondido de bate pronto, sem frescuras.

Estou achando interessante essa experiência e para os que não sabem o que é o twitter, vou copiar o texto do site oficial.

O que é?
Segundo um artigo no wikipedia diz que o twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.

Tentando dizer para quer serve o Twitter:
Em outros artigo que encontrei não vi nenhum dizendo definitivamente para que serve, mais encontrei alguns detalhes que podem ajudar você que ainda tem duvidas. Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Você também pode ter amigos e segui-los (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles.

Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Agora se você quiser enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Para saber mais sobre configuração do twitter você encontra nesse artigo do G1.

Twitter no Celular:
Como todos sabem o twitter tem uma limitação de 140 caracteres por mensagem essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 135 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.

Essa é uma vantagem de enviar mensagens para seu amigos ou registra algum acontecimento em qualquer lugar, pois é muito difícil você está sem celular ou então está em algum lugar que não funcione.

Agora se o seu celular ou smartphone tiver acesso a internet, fica muito mais facil basta você acesse m.twitter.com e você terá quase todas a funções da versão na web.

Twitter no Msn:
O twitter também pode ser integrado com instant messengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified:

1) Adicione o usuário imified@imified.com no seu MSN
2) Escreva uma mensagem qualquer para criar seu usuário
3) Digite 4 para acessar a sua conta, ele te enviará uma url para você navegar no seu browser.
4) Adicione o widget do twitter à sua conta
5) Crie um shortcut (atalho) para o widget (service) do twitter (sugestão /t).

Twitter no email:
Esse é recomendável para quem tem todas alternativas bloqueadas. Para usar a ferramenta precisa inscrever por aqui no TwitterMail.

Quem quiser me acompanhar também no twitter, basta acessar http://twitter.com/juliomauro ou acessar aqui pelo blog mesmo, que tem o espaço twitter ai ao lado. O bom é que vou conseguir atualizar ele de qualquer lugar, apesar que descobri que posso postar no blog diretamente do meu celular... o trêm bão esse sony :D

Alguns dados retirados daqui : http://bloggerinfo.blogsbr.net

Comentários