Carro ou ônibus ? Leia e escolha


Diário de bordo da U.S.S São Paulo, data estrelar 54614,171...

Mais um dia em de rotina em São Paulo, Casa, trabalho, igreja, casa, trabalho.... nada fora do normal.

Alias, fora do normal sim. Resolvi não ir mais trabalhar de carro e sim usar o sistema de transporte coletivo de São Paulo: ônibus, vulgo busão. E explico porque.

Estou trabalhando a 19km de casa, de carro gasto no máximo 35 minutos pois pego trânsito na ida na Miguel Stefano, Ricardo Jafet e Av. do Estado - onde fica o cliente que estou prestando serviço - e na volta na Av. do Estado, Av. Nazaré e Av. do Cursino. Um dia em que tive que deixar o carro na funilaria para arrumar o para-choque do carro que uma cidadã destruiu porque estava na contra-mão e fui trabalhar de ônibus.

Peguei um ônibus até o novissimo terminal sacomã e peguei o famoso fura-fila. E na volta a mesma coisa.
Achei fantástico o fura-fila... rápido, limpo, sem onibus cheios (intervalo de 2 minutos entre cada ônibus aproximadamente, contado no relógio do terminal), já fora do fura-fila, aquela velha historia né, onibus cheio e sujo, mas nada que não estivesse acustumado. O que mais surpreendeu foi o tempo, 45 minutos da empresa para casa (15 min a mais apenas) :D.
Coloquei as coisas na ponta do lápis descobri que pegando ônibus sairia muito mais em conta do que ir de carro, pagar estacionamento, gasolina e etc. Resolvi usar o onibus mesmo, pois ai acordei do sonho do transporte coletivo de São Paulo ter melhorado.

Sai segunda-feira da Av. do estado (estação Ana Neri do Fura-fila) as 17:15, cheguei no terminal Sacomã em 10 minutos. Cheguei no ponto do ônibus que vem direto para casa e constatei que tinha gente esperando a quase 20 minutos o ônibus e nem sinal de ele chegar.

Resolvi pegar um outro ônibus para descer na metade do caminho (cursino) (20 minutos) para ter mais opções de onibus na avenida para chegar até a minha casa. Cheguei na cursino pensando que o onibus viria logo.... doce ilusão a minha... fiquei esperando 45 minutos o ônibus em pé no ponto na Av. do Cursino em direção ao ZOO. Nesse meio tempo, passaram 2 ônibus bi-articulados, lotados... e nem pararam no ponto.

PS: não sei de quem foi a idéia de colocar esses onibus em SP, eles podem ser maior de comprimento, mas dentro é uma porcaria, pois por o piso ser baixo, os corredores sao estreitos por causa das rodas, que tem que ficar acomodadas em algum lugar dentro do veículo né. No fundo acaba sendo pior do que os onibus normais.

Depois de 45 min esperando, resolvi andar até o proximo ponto para tentar pegar o ponto mais vazio, nem que tivesse que esperar 1 onibus a mais para entrar. Mais uma desilusão, mais 30 minutos esperando o PRIMEIRO onibus passar e adivinha como ele veio ? Cheio

Passou um onibus intermunicipal logo em seguida e entrei nele, vazio, deu até para sentar, paguei R$3,90 (a tarifa normal é R$ 2,30) mas pensei que ia valer o conforto. Em tese, fiquei mais 35 minutos dentro desse ônibus, pois um dos onibus que nao consegui entrar, quebrou na avenida do cursino e o transito ficou um inferno !

Enfim cheguei em casa, 19:46... 2 horas e meia para para andar 19km de ônibus.

Agora deixo a pergunta:

O que você prefere, ir trabalhar de carro e gastar um pouco mais por mês, vir no conforto do seu carro e chegar em 35 minutos em casa ou gastar menos, pegar 3 onibus, ficar 2 horas e meia para chegar em casa vindo em onibus que nem um cachorro deitaria de tão sujo e cheio ?

Eu ja fiz minha escolha, ônibus só em dia de rodízio e olhe lá !

O que fico mais indignado são os nossos politicos, principalmente nosso querido prefeito Gilberto Kassab, falar que o paulistano tem que pegar transporte coletivo para desafogar o trânsito de São Paulo... se não expandirem o Metro, melhorar os ônibus sabe quando o transito vai melhorar ?

Na data estrelar 81980,257 (30/04/2083) e olhe lá !

Fim da transmissão...

Comentários

Anônimo disse…
Eu nem sabia mais quanto custa o busão, hehe

Já desconsiderei a possibilidade de economizar nisto!
B. disse…
Já desconsiderei a possibilidade de economizar nisto! [2]

Cada vez que deixo o carro em casa e me aventuro nos onibus, SÓ PASSO RAÍVA!!!

De carro o transito tb é caótico, mas pelo menos não preciso ir pendurada na porta ou esmagada no meio de um monte de gente fedida!!!!
Anônimo disse…
Bem ... morando na Zona Lost eu conheço bem o que vc está falando. Principalmente quando vc altera de 19Km para aproximadamente 40Km. Uma alternativa mais barata e bem mais confortável é o fretado.

Só para ir de São Miguel para o Ibirapuera (ou mesmo para o Morumbi), eu pago 135,00.

E dá para ir dormindo e babando de boa ....
Anônimo disse…
Afe, Julio! Eu acho que esse tipo de "luxo" é o mínimo que se pode ter, viu? Também acho que vale mais bancar a diferença pra ter mais conforto. Eu sei que a cidade fica um caos mas não tem condições de depender de transporte público enquanto ele não for confiável...
beijinho
Anônimo disse…
Seu post me lembrou disso:

http://www.diegocasagrande.com.br/index.php?flavor=lerArtigo&id=680

[]'s
Serrão disse…
concordo com a Vanessa em genero numero e grau!!!Apesar da demora do fretado ele eh muito mais confortavel vale a pena...

como infelizmente ainda nao pude comprar meu carro....tenho q me contentar com o fretado!!!

ahahhahhahahha
Unknown disse…
eh ja passei muito por isso, hoje da minha casa ao trabalho sao 28km de onibus sao 2:30 de apuros de carro com o maior transito que a cidade ja viu gasto 2h na média (1:30) por isso, nem faço as contas em $$ para ver se compensa, a conta eh tempo e estress.