Backup rápido e fácil ? Use o GMail

Eu tenho uma certa paranóia com backup dos meus arquivos, principalmente os dos projetos dos clientes. Uso alguns programinhas para fazer o meu backup. Nas minhas VMs linux uso o bom e velho RSYNC, no windows descobri um programinha da própria Microsoft chamado SyncToy, que faz a mesma coisa que o RSYNC, mas com um modo gráfico e que funciona muito bem.

Geralmente faço esses backups em cartões SD, usando um adaptador USB quando estou no meu desktop ou nos servers propriamente dito.

Mas um amigo meu falou de um plugin do Firefox que usa o espaço livre da sua conta do GMail como um disco virtual. O nome do plugin é GSpace.

clique para ampliar

Ele parece com um cliente de FTP e faz a conexão com o seu usuario e senha do gmail. Com ele você pode criar pastas, fazer uploads de arquivos até 20MB. Pô, só 20MB ? Sim, porque na verdade o programa manda um email para voce mesmo com o arquivo de "backup" para a sua conta e o limite de anexo do GMail é de 20MB por email.

Quando voce envia um arquivo para o GMail ele cria uma mensagem na sua caixa postal da seguinte maneira:


Assunto:
GSPACE|ARQUIVO|TAMANHO TOTAL|TAMANHO DOS ARQUIVOS|gs:/PASTA CRIADA

Corpo do email: Tamanho total dos arquivos

Anexos: Os arquivos que voce enviou


E para organizar a sua conta é simples, basta criar um marcador como GSpace (ou o que você quiser), criar um filtro para pegar o SUBJECT como GSPACE e jogar dentro desse marcador.

Você pode acessar os seus arquivos através do próprio GMail ou através do GSpace, que é muito maus cômodo de se ver.

Fica ai a dica para quem não sabe o que fazer com seus 7GB de espaço do GMail.

Estou sincronizando meus SDs, celular e etc lá. Muito show !

Comentários

Anônimo disse…
E o Google agradece.
Afinal, quanto mais informação pessoa, melhor. :-P

Agora, falando sério, se quer usar o Gmail pra fazer backup tem uma solução muito mais interessante:

http://richard.jones.name/google-hacks/gmail-filesystem/gmail-filesystem.html

[]'s