KDE 4.0: Só uma carinha bonita ou realmente esta melhor ?



Vamos ver se realmente é tão bom quanto falam, eu a algum tempo deixei de usar o KDE e só tenho utilizado o Gnome. Quem sabe eu mude novamente.

Com esta nova versão, a comunidade KDE marca o início da era KDE 4.


11 de janeiro de 2008 (A INTERNET).

O Comunidade KDE anuncia a disponibilidade imediata do KDE 4.0.0. Este lançamento marca o fim de um intenso ciclo de desenvolvimento até o KDE 4.0 e o início da era KDE 4.


As Bibliotecas do KDE 4 passaram por grandes melhorias em quase todas as áreas. O framework multimídia Phonon fornece suporte multimídia independente de plataforma para todas as aplicações do KDE. O framework de integração com o hardware, Solid, torna a interação com dispositivos mais fácil, além de fornecer um melhor gerenciamento do consumo de energia.

O Desktop do KDE 4 ganhou novas funcionalidades. O Plasma oferece uma nova interface para o desktop, contendo painel, menu e widgets, assim como a função de dashboard. O KWin, gerenciador de janelas do KDE, agora possui suporte a efeitos gráficos avançados para facilitar a interação com as janelas.

Muitas aplicações do KDE tiveram melhorias. Atualização do visual gráfico com arte vetorial, mudanças nas bibliotecas base, melhorias na interface de usuário, novas funcionalidades e até novas aplicações. O Okular, o novo visualizador de documentos, e o Dolphin, o novo gerenciador de arquivos, são duas aplicações que se destacam entre as novas tecnologias do KDE 4.0.

A equipe responsável pela arte do Oxygen forneceu uma nova aparência ao desktop. Quase todas as partes visíveis do desktop KDE e das aplicações ganharam uma reforma, sem deixar de lado a beleza e a consistência, dois conceitos básicos por trás do Oxygen.

Desktop

* O Plasma é o novo gereciador de área de trabalho do KDE. O Plasma provê um painel, um menu e outros meios intuitivos de interagir com o desktop e suas aplicações.
* KWin, o gerenciador de janelas do KDE, agora possui suporte a funcionalidades avançadas de composição gráfica. A apresentação através de aceleração por hardware permite uma interação com janelas mais suave e intuitiva.
* O Oxygen é o trabalho artístico do KDE 4.0, fornece um conceito consistente, bonito e agradável aos olhos.

Saiba mais sobre a nova interface da área de trabalho do KDE no Guia Visual do KDE 4.0.

Aplicações

* O Konqueror é o navegador web do KDE. É uma aplicação leve, bem integrada ao desktop e possui suporte a novos padrões, como o CSS 3.
* O Dolphin é o novo gerenciador de arquivos do KDE. Foi desenvolvido para ter uma boa usabilidade, ser fácil de usar e ainda ser poderoso.
* Com as Configurações do Sistema, foi criada uma nova interface para o centro de controle. O KSysGuard torna mais fácil a monitoração e controle dos recursos e atividades do sistema.
* Okular, o visualizador de documentos do KDE 4, suporta vários formatos de documentos. O Okular é uma das muitas aplicações do KDE 4 que foi desenvolvida em parceria com o OpenUsability Project
* As Aplicações Educacionais estão entre as primeiras aplicações a serem portadas e desenvolvidas com a tecnologia do KDE 4. O Kalzium, uma tabela periódica gráfica, e o Marble Desktop Globe são apenas dois dos vários aplicativos educacionais disponíveis. Leia mais sobre as Aplicações Educaionais no Guia Visual
* Muitos jogos do KDE foram atualizados. Jogos como o KMines (semelhante ao Campo Minado) e o KPat (um jogo de cartas no estilo Paciência), tiveram seus gráficos atualizados. Com o uso dos gráficos vetoriais e das novas capacidades gráficas, os jogos se tornaram mais independentes da resolução.

Algumas aplicações são apresentadas com mais detalhes no Guia Visual do KDE 4.0.



Bibliotecas

* O Phonon fornece capacidades multimídias, como a reprodução de áudio e vídeo. Internamente, o Phonon faz uso de vários backends, que são alternados durante a execução. O backend padrão para o KDE 4.0 será o Xine, que fornece um excelente suporte a diversos formatos. O Phonon também permite que o usuário escolha os dispositivos de saída baseados no tipo de multimídia.
* O Solid, framework de integração com o hardware, integra dispositivos fixos e removíveis com as aplicações do KDE. Também provê a interface com o gerenciamento de consumo de energia, conectividade através de redes e integração com dispositivos Bluetooth. Internamente, o Solid substitui a necessidade de usar HAL, NetworkManager e Bluez em aplicações, mantendo a compatibilidade.
* O KHTML é o engine de renderização de páginas web utilizado pelo Konqueror, o navegador web do KDE. O KHTML é leve e suporta padrões modernos, como o CSS 3, além de ser o primeiro engine a ser aprovado no famoso teste Acid 2.
* A biblioteca ThreadWeaver, distribuída com a kdelibs, fornece uma interface de alto nível para tornar melhor o uso dos sistemas multi-core, tornando as aplicações do KDE mais eficientes ao usar os recursos disponíveis no sistema.
* Desenvolvido com a biblioteca Qt 4, da Trolltech, o KDE 4.0 pode fazer uso de avançados efeitos visuais e de um menor consumo de memória. A kdelibs fornece uma excelente extensão da biblioteca Qt, adicionando muitas funcionalidades de alto nível e conveniências para o desenvolvedor.

O KDE's TechBase possui mais informações sobre as bibliotecas do KDE.

Faça um tour...

O Guia Visual do KDE 4.0 faz uma rápida apresentação das tecnologias novas e aperfeiçoadas no KDE 4.0. Ilustrado com vários screenshots, ele guiará você pelos muitos aspectos do KDE 4.0 e mostrará algumas das novas tecnologias e melhorias para o usuário. Ele aborda uma introdução sobre as novas funcionalidades da área de trabalho e também uma apresentação de aplicações como o Okular, Dolphin e Configurações do Sistema. Os Aplicativos Educacionais e os Jogos também são abordados.

Dê um giro...

Para aqueles interessados em obter pacotes para testar e contribuir, muitas distribuições já se comprometeram a disponibilizar os pacotes para o KDE 4.0 logo após o seu lançamento. A lista completa e atual pode ser encontrada na Página de Informações do KDE 4.0, onde você também pode encontrar links para o código fonte, informações sobre compilação, segurança e outros assuntos.

As seguintes distribuições nos avisaram da disponibilidade de pacotes ou Live CDs para o KDE 4.0:

* Uma versão Alpha do Arklinux 2008.1 com o KDE 4 deve sair logo após o lançamento do KDE 4. Já a versão final deve sair dentro de 3 ou 4 semanas.
* Os pacotes do KDE 4.0 para o Debian estão disponíveis no branch experimental. A Plataforma de Desenvolvimento do KDE estará disponível até mesmo para o Lenny. Fique atento para os anúncios do Time KDE do Debian. Há rumores de que um Live CD também será lançado.
* O Fedora fornecerá o KDE 4.0 com o Fedora 9, a ser lançado em abril, com as versões Alpha disponíveis a partir de 24 de janeiro. Os pacotes pré-alpha do KDE 4.0 estão no repositório Rawhide.
* O Gentoo Linux oferece o KDE 4.0 em http://kde.gentoo.org.
* Os pacotes para o Kubuntu e Ubuntu estão incluídos na versão "Hardy Heron" (8.04), a ser lançado, e também disponíveis como atualização para a versão estável "Gutsy Gibbon" (7.10). Um Live CD estará disponível com o KDE 4.0. Mais detalhes podem ser encontrados nos anúncios do Kubuntu.org.
* A Mandriva fornecerá pacotes para o 2008.0 e planeja produzir um Live CD com o último snapshot do 2008.1.
* Os pacotes para o openSUSE estão disponíveis para o openSUSE 10.3 (one-click install) e openSUSE 10.2. Um Live CD com o KDE 4 também está disponível. O KDE 4.0 fará parte do openSUSE 11.0.

Fonte: KDE.ORG

Comentários