Você acha que o Windows tem bug ? Espera até começar a usar o MAC OS X

Larry Dignan, um jornalista especializado em segurança do site ZDNet, realizou um estudo a respeito das vulnerabilidades surgidas em 2007 em dois dos principais sistemas operacionais do mercado. E, os resultados da pesquisa foram surpreendentes: segundo os números apresentados, o Mac OS X foi o SO que mais apresentou erros de segurança neste ano.

Dignan publicou o documento baseado em relatórios de vulnerabilidades gerados pela empresa de segurança Secunia. Para realizar uma comparação coerente, ele unificou as falhas apresentadas pelas versões Tiger e Leopard pelo lado do Mac OS X e XP/Vista pelo lado do Windows. Mesmo assim, o SO da Apple apresentou cinco vezes mais falhas de segurança se comparado ao representante da Microsoft, sendo que a maioria delas pertencia ao nível crítico.


No entanto, antes que os macmaníacos comecem a chiar com os números da tabela acima, vamos fazer três ressalvas:

- empresas de segurança costumam liberar relatórios de vulnerabilidades que apresentam números diferentes se comparados. Ou seja, apesar da Secunia ser uma companhia bastante respeitada na área de segurança virtual, o ideal seria que Dignan analisasse os números de falhas apresentados por outras empresas além da primeira, cruzasse os dados e só depois fizesse a comparação entre Windows e Mac OS X;

- a Apple costuma liberar correções de para falhas de segurança em seu sistema operacional com mais rapidez do que a Microsoft;

- é inegável que o Windows Vista apresenta uma notável melhoria em seu sistema de segurança (Será mesmo ? não tive a infelicidade de testar isso ainda)

Para dar uma olhada no relatório original, basta acessar:

http://blogs.zdnet.com/security/?p=758

CRTL+C / CRTL+V do Techguru 2.0

Comentários