Prefeitura de São Paulo: Andando para trás ? Talvez

Recebi uma mensagem por email que realmente me deixou com a pulga atrás da orelha. A Prefeitura de São Paulo fechou uma parceria com a Micro$oft para colocar windows em todos os telecentros de São Paulo.

Segue abaixo um trecho do texto que esta disponível no site da prefeitura:

"A Prefeitura de São Paulo firmou parceria com a empresa Microsoft para a realização de projetos de inclusão digital e aumentar a oferta de computadores e o acesso à internet para pessoas carentes. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (16/10) no prédio da antiga Gráfica Municipal, que sedia a primeira Incubadora Municipal de Projetos Sociais Auto-Financiados. O prefeito, acompanhado pelo presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, também inaugurou o Telecentro Incubadora.

A parceria prevê a criação de Telecentros multimídia e com acessibilidade e de um centro de reciclagem de computadores. Também participou da solenidade o secretário de Participação e Parceria.

"Telecentro é prestação de serviço. É a Prefeitura fazendo com que a comunidade carente tenha acesso ao conhecimento. E este conhecimento está inserido no contexto de priorizar ações que fortaleçam a Educação, que é nossa maior meta", afirmou o prefeito. Ele comemorou a parceria com a empresa. "Estamos investindo em Educação, Trabalho e expandindo nossa rede de Telecentros. Hoje, de uma maneira diferenciada, estabelecemos parceria com a Microsoft que vai possibilitar a manutenção efetiva e rápida nos nossos equipamentos, dando mais qualidade aos serviços prestados".

A partir da assinatura do protocolo, a Microsoft cederá licenças de software para todos os novos Telecentros e, gradualmente, para os que já estão em operação. Isso facilitará o acesso a programas mais sofisticados e que permitam a utilização dos recursos na execução de projetos de capacitação profissional. Os Telecentros operam atualmente com softwares livres - sistema operacional Linux e o pacote de utilitários Open Office."

Se vocês perceberam, eu grifei "centro de reciclagem de computadores". Agora vem cá... desde quando que se consegue reciclar computadores antigos com Windows ?? Só se for a reciclagem de jogar o atual fora e comprar um novo 2x mais potente para rodar a nova versão do SO - vide Windows Vista.

Mais uma vez nosso querido prefeito Gilberto Kassab anda fazendo coisas boas pela cidade (nem tanto), mas tirar um software livre para colocar um proprietário ? Complicado não ?

Mas vejo o lado 'bom' da coisa. 95% das empresas hoje em dia trabalham com a venda casada: Windows + MS Office e quando uma pessoa vai a um telecentro (já fui e é muito bom !) lá ela usa Linux + OpenOffice, que é muito diferente para se aprender e a se trabalhar para quem é leigo.

E acho que nesse ponto, de realmente ensinar a pessoa a ferramenta que ela vai utilizar é ótimo, mas acho que deveria continuar com SL para se ter uma nova 'forma de vida' com relação a informática.

No site eles falam que a Microsoft vai 'ceder' as licenças, mas com certeza alguém levou uma BOLADA gigantesca e vai sobrar para o contribuinte isso.

Vamos ver se realmente é real isso, ou é mais uma jogada de marketing da MS. Igual a que ela fez com o iG falando que eles tinham colocado tudo MS la dentro e que na realidade foi apenas jogada de marketeiros.

Link do texto completo no site da prefeitura de SP:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=19241

Comentários