Vixta: Linux com cara de Windows

Não é de hoje que se tem o pensamento de que quanto mais suave for a mudança, menos traumática ela será.

E pensando nisso, foi lançado uma nova distribuição linux: VIXTA


Isso mesmo, Vixta e qualquer semelhança não é mera coincidência.

Baseado no Fedora 8 TC-3 (que está em desenvolvimento e esse que vos escreve está participando da equipe de regionalização dos pacotes) ele tem uma interface gráfica idêntica ao do Windows Vista, que na verdade é um KDE modificado.

Segundo o site do desenvolvedor, a distribuição tem as seguintes metas:

- Levar o Linux para as massas, absolutamente sem nenhuma configuração (duvido muito);
- Ser amigável (visualmente é);
- Atrair os olhares (e atraiu);
- Ser parecido com o Vista (Isso é verdade);

A um tempo atrás, foi feita uma tentativa idêntica de atrair os usuários de windows para linux a partir do visual. A interface era o BLANES 2000, que era uma alteração do XFCE para ficar com a cara do Windows 2000/98. Veja:


Na época eu usei por um bom tempo essa interface, não por ser apaixonado pelo windows, mas sim porque era a única interface leve que rodava decentemente no meu PC MMX 166 com 64 de RAM.

Acho válida a tentativa de fazer com que mais usuários migrem para o Linux, mas não é só o visual que atrai um usuário. O que realmente atrai o usuário é a facilidade de uso do sistema, a fácil instalação de aplicativos, JOGOS e claro a possibilidade se ter um aprendizado rápido e fácil.

Convenhamos que o Linux, infelizmente não esta 100% amigável para um usuário final, pois muitas coisinhas temos que resolver via linha de comando ou então demanda um pouco mais de conhecimento para fazer acontecer. Temos exemplos de distribuições que estão fazendo cada vez mais para se tornar amigável ao usuário e o maior exemplo disso é o UBUNTU, que veio para ser um divisor de águas em facilidade de uso para o usuário que esta iniciando no mundo do software livre. Mas repito, precisa melhor muito para o usuário final.

Mas tenho fé que um dia a facilidade de uso será tão boa ou melhor do que o meu sistema operacional preferido para jogos... o Windows ou como é conhecido aqui em casa, GameOS :)

Vou baixar o Vixta e assim que testar, coloco uma opinião sobre a tal facilidade de uso e a sua amizade com o usuário

Screenshots do Vixta:
http://sourceforge.net/project/screenshots.php?group_id=206087

Site oficial do Vixta:
http://vixta.sourceforge.net/


Comentários