VirtualBox: Uma solução agradável para virtualização

A algum tempo utilizo maquinas virtuais para testar distribuições Linux, ferramentas, windows virtual e etc. A algum tempo estava utilizando o VMWare em sua versão bucaneira aKa crackeada. Mas resolvi partir para outros virtualizadores. No linux tentei usar o XEN e foi uma catástrofe, não consegui muita coisa e por falta de tempo para pesquisar e estudar, deixei ele de lado e temporáriamente desisti da virtualização sem sem pelo VMWare.

Pois bem, no meu notebook tinha um dualboot com Fedora e com Windows XP, mas a uns 3 meses, o HD que tinha o Linux instalado no note simplesmente queimou, foi para o espaço, bateu a caçuleta, vestiu o pijama de madeira e infelizmente fiquei apenas com o windows instalado na maquina para trabalhar. Resolvi testar o VirtualPC da microsoft, que por incrivel que pareça é gratuito e funciona muito bem, um dos melhores softwares da microsoft que já utilizei. Quer dizer, não tão bem assim...

Estou trabalhando com SOA, um produto chamado Gentran Integration Suite, GIS para os intimos. Ele é inteiramente escrito em JAVA e como vocês já imaginaram, subir um SOA em JAVA em uma maquina que não é assim uma Brastemp é um parto, então com a maquina virtual a situção ficava um pouco melhor subindo o server em uma maquina virtual.

Mas ontem, tive um problema sério com gerenciamento de memoria com o VirtualPC e tive quase que 4 horas de briga com o VPC+GIS então resolvi testar o VirtualBox, que é um clone discarado do VMWare, mas free.

Existe uma diferença gritante entre o VMWare e o VirtualBox: A instalação dos sistemas, sem mistério algum e nos recursos que ele oferece. Emula quase tudo o que voce precisa e é extremamente leve, quase tão leve quanto o VirtualPC.

O som é transportado via ALSA e até mesmo devices externos como pendrives são transportadas sem nenhum problema para a maquina virtual!

A rede então, para a minha surpresa, existe uma opção de voce usar a rede do "hospedeiro" que nada mais é do que uma rede que apenas a maquina virtual e a hospedeira enxergam. Ativando ela, automaticamente é criado uma interface na maquina hospedeira com DHCP para a maquina virtual acessar, fantástico.

Muito show de bola, o legal é que também oferece uma ferramenta similar ao vmware-tools instalando drivers para melhor usabilidade da máquina virtual!

Já comecei a instalação dos sistemas no VirtualBox, agora a noite foi a instalação do Windows para o ambiente de testes com o GIS, e após tudo configurado, estarei instalando o CentOS para instalar também o ambiente de testes do GIS e das minhas programações loucas no Java e em C.

Para quem não conhece a ferramenta, aconselho a pelo menos fazer um teste e tenho certeza que vocês não vão se arrepender.


Links: VirtualBox, VMWare, VirtualPC

Comentários