VIMperator: Concordo, coisa de NERD

Como um bom geek e um entusiasta do mundo das telinhas pretas e letras brancas, meu editor de textos preferido é o VI.

Ele não deixa a desejar a nenhum editor de textos gráficos e cheio de flores, pelo contrário, faz coisas que nem o mais famoso editor de textos sonha em fazer e se faz, precisa de pelo menos 20 cliques para isso.

Para minha surpresa, navegando no site mozdev.org me deparo com o seguinte plugin para o Firefox:


Como curioso que sou, entrei no site e comecei a ler e a primeira frase já é algo que tenta trazer um impacto apocalíptico:

"Primeiro veio o Navigator, depois o Explorer. Um pouco depois o Konqueror. Mas agora é tempo do imperador, o VIMperator !!"

Juro que lembrei na hora do trailer do Gladiador no cinema, deu até asco :D

Baixei e instalei o add-on para o Firefox e reiniciei. Logo de cara você pensa: "Putz, que M**** que fiz, já era o Firefox". A tela inicial é apresentada sem as barras de endereço, botões de navegação e Barra de menus.

A unica coisa que aparece são as abas do navegador e a barra de status. Pergunto: Como irei abrir um endereço da web ? CRTL + O ? Negativo, não funciona. Lembre-se você esta no "VI" e para abrir se digita:

: open www.google.com.br

E o site abre.
Testo outros atalhos do VI e não é que a coisa realmente funciona ? Só não gostei da mensagem quando tentei substituir um texto que ele fala muito mal-educadamente que isso não é um editor de texto e sim um navegador, mas tudo bem, nem queria mesmo :D

Fiquei trabalhando com ele a tarde toda para ver a sua "funcionalidade e agilidade". E cheguei a seguinte conclusão:

- Uma boa idéia para entusiastas do VI
- Uma mão na roda para quem esta sem mouse ou então não quer usa-lo para navegar pelo texto ou até mesmo pelo Firefox.
- Uma péssima ideia na questao funcionalidade e agilidade, pois a coisa fica um saco para digitar um texto em uma caixa de dialogo. Ele realmente leva a sérios os atalhos do VI para escrita, delelção. Nem pense em usar o backspace. Você voltará para as páginas anteriores que você visitou. (imagina isso depois de preencher uma tela com 34 perguntas... aconteceu comigo)

Esse add-on realmente é para aqueles que começaram agora no VI e querem virar rato de atalho ou para aquele que tem um tempo de sobra para ficar digitando atalhos para abrir um site ou até mesmo para rolar a página ou então para aquele NERD que não abre a mão de falar:

"Uso o VI como navegador"

Dessa vez, passo para o próximo doido a "facilidade" do VI no Firefox

NOTA: 08 Originalidade
10 Alegoria
05 Funcionalidade
10 Ajuda

Links:
Download do Plugin
Atalhos do VI
Help do VIMperator

PS: sim a imagem do título é a minha camiseta do VI :D

Comentários