Placa-mãe da Asus com Linux embarcado


A Asus mais uma vez sai na frente das concorrentes e lança uma placa mãe revolucionária. O modelo da placa é P5E3 Deluxe que possui uma distribuição linux embarcada, que tem as funções de:

- Navegação à internet
- Skype

E tudo isso em um boot de 5 segundos.

A placa é cheia de recursos. Eles estão fazendo a propaganda de que, através dela, não é necessário entrar no Windows ou qualquer outro sistema operacional para navegar na internet, usar email ou cliente de Voip.

O linux ai fica em segundo plano, se é que poderá ser usado para outros fins senão aqueles planejados. O navegador é baseado no Firefox e para Voip há um cliente Skype. A notícia foi divulgada originalmente no slashdot.org, onde há mais detalhes. No link abaixo há uma análise da placa, que deverá ser vendida por U$ 360. A distribuição linux é o SplashTop, desenvolvido pela DeviceVM.com

Hoje o SplashTop oferece acesso à web e ao Skype, além de permitir a realização de seu próprio upgrade de software. Mas a DeviceVM está de olho em outras aplicações para inclusão, mencionando especificamente a possibilidade de agregar as funções de diagnóstico do equipamento, de Media Center e de dar acesso a conteúdos de discos locais e DVDs, por exemplo).

Uma boa soloção para aqueles casos em que a MBR vai para o espaço e você fica sem poder acessar a internet para buscar uma solução. Ou até mesmo oferecer terminais especificos para navegação à internet, sem se preocupar com virues e afins.

Abaixo esta o video que esta no youtube, que mostra as funcionalidades da placa. A-N-I-M-A-L !




Fonte: phoronix.com

Comentários