domingo, 1 de julho de 2007

GNU General Public License - Nova versão


Desde 1991 sem nenhuma alterção, finalmente foi lançada a terceira versão da licença GNU GPL.

Ela foi lançada oficialmente dia 29 de Junho e vamos ver como será receptividade à GPLv3 entre os membros da comunidade open source, se eles vão migrar seus produtos da versão anterior ou se continuarão com a versão 2.

Uma das novidades da versão 3 é a compatibilidade com a versão 2.0 da licença Apache Software License, que facilita o empacotamento de aplicações com o servidor.

Além disso, a licença prevê que softwares licenciados pela GPLv3 não podem ser usados em dispositivos que limitem a liberdade de escolha do usuário. Na prática, o objetivo é garantir que o usuário sempre possa ter acesso ao código para alterá-lo, fazendo adaptações e melhorias, o que na minha opinião é uma tremenda baboseira do Sr. Richard Stallman, que leva como filosofia de vida o segunte:

Se o papel higiênico que ele usa, não conter o código fonte, ele limpa a bunda com os dedos.

Mas com certeza o que vai dar o que falar é a inclusão de texto para acomodar o controverso acordo de licenças cruzadas da Microsoft com a Novell, pelo qual a empresa que distribui o SUSE Linux concordou em pagar porcentuais de receitas à empresa de Bill Gates para proteger seus clientes de potencias processos por patentes ligadas ao Linux.

O texto da GPLv3 diz que empresas que “façam acordos de patente discriminatórios [...] não podem licenciar softwares sob a GPLv3”. O documento também afirma, contudo, que “a Novell não está proibida de distribuir seu software porque o acordo de proteção de patente que fez com a Microsoft em novembro pode ser usado contra a Microsoft em benefício da comunidade”.

Para incentivar a migração, a GNU lança nesta sexta-feira mais de 15 programas sob a nova licença. Apesar do lançamento da nova edição, os desenvolvedores têm a liberdade de continuar a usar a GPLv2 por quanto tempo quiserem.

A nova versão do da licensa já pode ser obtida no site: http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Vamos ver o barulho dela daqui para frente...

Nenhum comentário: