Protótipo de livro eletrônico para cegos vence Imagine Cup 2007


Por meio de radio freqüência e pinos, projeto KnowTouch, vencedor da Imagine Cup 2007, permite leitura em Braille para cegos.

Um projeto que pretende possibilitar que cegos consigam ler dezenas de livros pelo método Braille com preço menor que a média do mercado ganhou a edição 2007 do Imagine Cup, promovido pela Microsoft.

Chamado de KnowTouch, o projeto usa pinos eletromecânicos que são moldados com os símbolos do alfabeto em Braille conforme as palavras da obra recebidas por rádio freqüência de um servidor que estoca os livros eletrônicos.

Ao entrar no raio de alcance do servidor, o usuário recebe uma lista de obras disponíveis em seu aparelho móvel.

O sistema foi desenvolvido por Diogo Nascimento, Murilo Pontes, Raquel Almeida e Thiago Teixeira, alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UPE) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Por vencer a categoria Design de Software, a equipe representará o país na final mundial do concurso, a ser realizada entre os dias 6 e 12 de agosto, na Coréia do Sul.

Na edição deste ano, o país atingiu participação de 52% na semifinal da competição, com 97 equipes atingindo o nível - entre os outros países presentes, estão China, Índia e Estados Unidos.

A visita ao Brasil do COO (chief operation officer) da Microsoft, Kevin Turner, tem relação direta com a alta participação do país na competição, que busca fomentar e custear projetos de softwares que explorem educação neste ano.

Mesmo com a instensa participação em edições anteriores, as equipes brasileiras nunca venceram a categoria Design de Software da Imagine Cup mundial.

Fonte: IDGNOW

Comentários

Anônimo disse…
Fala, Julio! Aqui é MDiego do forum! =)
Esses caras que ganharam a imaginecup são meus colegas de universidade! ^^ 2 de mecatronica e 2 de computação. O Diogo é meu amigo mesmo.
Ah! Não são da UFPE, mas sim da UPE.. nossa universidade é a estadual.. Primeira vez que a UPE ganha. O IDGNOW consertou lá.. hehe
Um Abraço!!!
Julio Mauro disse…
Valeu MDiego !

Arrumado !!

E mais uma vez valeu pelo Mustang :-D