Teste do projeto OLPC


Hoje tive a oportunidade de conhecer o OLPC pessoalmente.

O hardware eu vi na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, aonde trabalha um conhecido meu e pude ver o Laptop funcionando e posso dizer que é impressionante o quanto ele não pesa e o quanto é útil para o que ele foi designado a fazer.

Só que queria fuçar mais nesse carinha e recebi por email um artigo do dicas-l sobre como testar o OLPC no seu PC via emulação, através de uma ISO disponibilizada exatamente para esse fim.

Mas vamos lá para as primeiras impressões:

BOOT:

Logo de cara, nos é apresentado o menu do GRUB para escolhermos as opções "normal" ou "devboard".


Para os que não sabem, o OLPC roda em cima de uma versão modificada do Fedora Core e está muito bem modificada.


TELA DE LOGIN:

Após o boot é apresentado uma tela em que você coloca o seu nome (apenas no primeiro BOOT) e o sistema é carregado e está pronto para ser usado.

DESKTOP:

A área de trabalho é bem fácil de ser entendida e é muito simples. Os icones para iniciar os programas ficam na parte inferior da tela e na parte superior, mostra os icones de "organização" dos programas abertos. Muito legal.

PROGRAMAS:

Os programas instalados nele são: Editor de textos, um editor de imagens no estilo "PaintBrush", um leitor de RSS, Navegador (firefox personalizado), Chat (gaim personalizado) e 2 joguinhos , Tetris e um tal de Tam-Tam que não consegui iniciar porque a emulação travou meu PC.

CONSOLE:

Via emulação voce tem acesso ao console da maquina e nesse screenshot, podemos ver a versão do kernel 2.6.21


Realmente o projeto é muito interessante e se ninguem roubar os Laptops quando a molecadinha sair da escola, vai ser uma grande mudança no ensino no Brasil e no mundo.

Video de demonstração:


Comentários

Anônimo disse…
É uma pequena que seja baseado em Fedora,
mas é muito bom.

Parabéns pela materia.
Anônimo disse…
Legal..quero um desse pra usar na faculdade, hehehe