Só peço uma coisa: Documentação !!!


Quantas vezes você já foi pego com a pergunta:

"XuXu... porque quando o cliente "Ytfark" envia email pelo servidor de email dele, o email não chega no destinatário piscando com bolinhas vermelhas em volta ?"

E você responde:

"Porque não existe isso instalado no servidor atualmente e para fazer isso, será necessario gastar X horas e irá demorar Y minutos para testar e ficar pronto..."

E você recebe como resposta:

"Há não xuxu!! O comercial vendeu para o cliente que o email sempre vai chegar piscando em bolinhas vermelhas no destinatário. Faz isso agora, porque senão iremos perder o cliente"

E como diz o velho deitado, "manda quem pode, obedece quem tem juízo", você faz isso acontecer com o maior "carinho" do mundo.

Mas você fazendo isso, sem debater a causa/motivo/razão/circunstância, acaba gerando um sério problema:

Personalizações para um determinado servidor de um determinado cliente que muitas vezes não tem/terá documentação para que isso seja feito.

E com isso, você acaba acostumando a pessoa que te pediu isso a sempre vir até você para pedir coisas do gênero.

Isso causa um enorme problema no momento em que você precisa fazer um upgrade de emergência em um determinado serviço em todos os servidores de seus clientes - por qualquer que seja o motivo - pois se você alterou aquele serviço do padrão para aquela pessoa e com isso você terá que fazer o trabalho 2 vezes.


Por quê 2 vezes ?? Porque além de fazer a atualização de emergência, terá que alterar o serviço que você acabou de atualizar, e muito provavélmente não foi você que fez essa atualização e não tem documentado em lugar nenhum.

E com isso o cliente ligou reclamando que o email não chega no destinatário piscando com bolinhas vermelhas em volta e consequentemente a pessoa que veio reclamar com você irá ter um dejavú, pois ouvirá:

"Porque não existe isso instalado no servidor atualmente e para fazer isso e blablablablablablabla..."

Mas para resolver metade desse problema, existe uma solução simples e direta:

DOCUMENTEM TUDO!!! O QUE VOCÊS TEM NO MEIO DAS PERNAS NÃO IRÁ CAIR SE VOCÊS FIZEREM ISSO

Um exemplo claro disso vocês podem ver clicando aqui, não é Bruno ??

Comentários

Anônimo disse…
hahahahhaha

"Xuxuuuuuuu"

De quem será que ele está falando??

hahahahah